quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PAZ

E cá estamos novamente. Primeiramente, desejo a todos um 2009 repleto de paz. Somente de paz. Em meio a esse turbilhão em que estamos vivendo, onde o vocábulo mais presente é "crise"- crise econômica, crise humanitária, crise diplomática, crise nuclear,...-, acredito que a solução seja única e exclusivamente essa. Solução não digo - corrijo-me -, talvez seja o caminho mais fácil para um mundo melhor. Novamente, encontramo-nos na minha redoma: atingir objetivos, muitas vezes incertos - ou até mesmo incoerentes -, faz com que sobreponhamos direitos de terceiros. E por que a paz pode vir a ajudar nessa situação? A paz é o objetivo final, concordo, mas é ela quem acaba por fazer com que pensemos no próximo, vez que a paz sozinha, a paz íntrinseca, depende de um conjunto extrínseco de acontecimentos. Sim, depende - e muito - de governos que visem uma melhoria da situação de vida da população, em todos seus aspectos; depende de toda conjuntura econômica em fornecer não apenas ao mercado, mas aos trabalhadores possibilidades financeiras adequadas; depende de toda a população mundial pressionar para o fim não digo, mas para menos consequências civis às guerras (já dizia um sábio: "a guerra é dos covardes"); depende de tantas outras coisas que não conseguiria limitá-las a uma simples lista, de um mero blog. Mas é a paz, pensando em seu aspecto amplo, que pode vir a possibilitar tudo que se deseja para um mundo - seria melhor? - mais justo. E é isso que eu desejo a todos: busquem, acreditem, construam a nossa PAZ.

1. Não, eu não vou deixar de ter minhas opiniões aqui postadas nesse ano. Sim, eu sei que distoa do blog, mas quem me conhece, entende.
2. Não, eu não estou habituada ainda ao novo Acordo Ortográfico do Português. Portanto, perdoem-me - aqueles mais críticos - os erros dessa balela do Senado e dos países de língua portuguesa.

pri

Nenhum comentário:

Postar um comentário