sábado, 20 de dezembro de 2008

UMA HISTÓRIA DE NATAL....

Nesse espírito natalino que se encontra tudo e todos, resolvi procurar sobre a história do Papai Noel. E aí esta o resultado: reza a lenda que, em seu início - 300 anos a.C.-, Papai Noel era uma pesso real, chamada São Nicolas, que vivia em um território chamado Myra (Turquia) e que colocava sacos de ouro nas chaminés ou jogava-os pela janela das casas. Diz-se, também, que esses presentes caíam dentro das meias, que estavam penduradas na lareira para secar - mais uma tradição se explica com essa história.
Alguns anos depois, São Nicolas tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas vermelhas e barba branca. Depois de sua morte, a Igreja nomeou-o santo e, com o início das celebrações de Natal, o velhinho passou a fazer parte das festividades de fim de ano.
Ahhhh, e para os mais desinformados, a nossa ceia de Natal é baseada, inteiramente, nas tradições dos países do norte. Nozes, carne de porco, peru, entre outros alimentos bastante "pesados" condizem com as baixas temperaturas, dessa época, dos Estados logo acima. Mas, sabe-se lá o motivo, acabamos comendo, em pleno verão tropical (ou sub, para nós) esses mesmos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário