terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Vicio - Macarrons

Todos sabem o meu vicio por Macarrons!!! O doce à base de claras de ovos batidas com açúcar e farinha de amêndoas. Em formato redondo, é recheado com creme à base de manteiga, ou geléia, ou ganache (chocolate branco ou preto derretido com creme de leite). Os diferentes sabores vêm acrescidos ao recheio: baunilha, pistache, framboesa, rosas, maracujá, chocolate,café, etc. Muito bom num lanche da tarde e acompanha bem um expresso ou um chá.




A origem do macarron é bem antiga. Dizem que veio de Veneza, na época do renascimento, e foi adotado em muitas cidades francesas como uma especialidade. Em Nancy, no século XVII, era produzido pelas freiras Carmelitas e ofertado às noviças que não comiam carne.

Este doce deve ser crocante por fora e macio no interior. Está presente em todas as pâtisseries francesas e os parisienses adoram. Provei vários em Paris, sendo que os que mais gostei foram da Laduree'. Desmancham na boca. São mais de 20 sabores diferentes, sendo alguns bem exóticos. A cada estação, muda a coleção. A loja parece uma joalheria, e os preços são bem salgados.
No Brasil o macarron é relativamente recente. Em Curitiba o Lucca Café produz ótimos macarrons. São feitos pela confeiteira Roseli de Fátima Pinow. Rose, como é chamada, trabalhou por 5 anos com o chef pâtissier francês Laurent Grolleau, e com ele aprendeu os primeiros passos como confeiteira.

Alguns outros Lugares de curitiba que vendem Macarrons sao: Familia Calicetti, Soucre e Souc!

Tenho como favoritos, pistache e chocolate.

Um comentário:

  1. Adorei saber um pouco mais desta delícia, uma vez que sou APAIXONADA por macarrons..... Aqui em São Paulo, sempre cpmo os da Mara Mello que são muito bons!

    ResponderExcluir